segunda-feira, 27 de maio de 2013

IMPORTÂNCIA DO BERÇÁRIO


Imprescindível braço de apoio para as famílias, os berçários vêm ganhando cada vez maior importância no mundo da Puericultura e da Educação. 
Não por acaso: os conhecimentos científicos demonstram que os primeiros anos da vida do bebê são muito importantes para o futuro desenvolvimento de suas emoções, da inteligência e da capacidade motora. Por isso, as pesquisas vêm comprovando a importância dos berçários - desde que realmente atentos a critérios de qualidade. 
O Berçário tem por objetivo unir educação, puericultura e um apurado grau de eficiência administrativa - imprescindível para garantir o bom atendimento às necessidades individuais dos bebês. Tudo sem perder características essenciais para a criança: a confiança, a afetividade e o calor humano. Um berçário de qualidade deve ser composto de salas de estimulação, fraldário, lactário, refeitório, solário, ambientes externos e dormitório. O ambiente exclusivo para os bebês deve ser alegre, colorido, arejado e espaçoso. 
O objetivo do berçário é favorecer o desenvolvimento de variadas formas de expressão e comunicação não verbal, bem como o surgimento da linguagem oral, tendo em vista a expressão de desejos e a interação. Estimular percepções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contato da criança com o mundo que a cerca, também fazem parte do trabalho de estimulação precoce.

Um comentário:

  1. Adorei! Tenho um desejo enrome de montar um berçário na minha cidade. Foi muito difícil? Qual foi o investimento inicial?

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger