sábado, 28 de março de 2009

Mensagem Páscoa

Páscoa...

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.

Desejo a todos as amigas e amigos uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde! Beijinhos com sabor de chocolate!!! Patricia Elias

APRENDER COM ARTE...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Projeto Circo no C.E.I. Viver e Aprender!!


Respeitável público!


A partir de agora, O Mundo do Circo será o tema central em torno do qual vai girar o projeto didático a ser desenvolvido na Educação Infantil no próximo mês. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças em atividades de leitura, matemática, linguagem, inglês, desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no C.E.I. Viver e Aprender. Palhaços, artistas, malabares, trapezistas, mágicos, o rico Mundo do Circo será a inspiração para todas as crianças e – por que não? – para os pais também! Em breve as crianças começarão a levar para casa suas descobertas cotidianas. É importante que os pais acompanhem, leiam as notícias, vejam as fotos em nosso blog, participem e contribuam com suas próprias memórias e idéias relacionadas ao universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, preparem-se: o espetáculo vai começar!

sábado, 7 de março de 2009

PROJETO NOME DO GRUPO

(Sandra Sieben)
Nome: Projeto Dinossauros
Público Alvo: Nível 4 - Professora Renata
Duração: Todo o ano letivo

Áreas do conhecimento: Linguagem, Raciocínio Lógico Matemático e Sociocientífico, Artes, Música, Natureza e Sociedade, Movimento.

Justificativa: Partindo da escolha do nome do grupo estudaremos sobre os dinossauros onde poderemos aprender sobre a evolução e a história da vida em nosso planeta. O estudo desperta também muita polêmica, o que torna ainda mais fascinante a história dos dinossauros.

 Nem todos eram grandalhões, pesados, devoradores de toneladas de ervas. Apesar de terem desaparecido quase num passe de mágica, novas descobertas sugerem que deixaram vasta descendência onde estão incluídas até mesmo as aves. Existem várias teorias sobre a extinção dos dinossauros. Para alguns cientistas, o movimento dos continentes provocou mudanças nas correntes marítimas e no clima do planeta; a temperatura baixou e os invernos ficaram rigorosos. Mas a teoria mais aceita é a que supõe a queda na superfície da Terra de um asteróide. A Terra ficou escura e fria, e muitas plantas morreram. A falta de alimento causou a morte de animais herbívoros e dos carnívoros que deles se alimentavam. Essa teoria ganhou grande apoio quando, em 1990, um grupo de cientistas encontrou no México uma enorme cratera com cerca de 179 km de diâmetro. Essa descoberta reforçou a idéia de que realmente um enorme meteorito se chocara contra a Terra. 
Objetivos: 
- Ampliar conhecimentos.
- Compreender que cada ser ocupa seu espaço e tem um papel a desempenhar.
- Compreender o que é extinção.
- Reconhecer o planeta na época dos dinossauros. 
- Diferenciar animais carnívoros de animais herbívoros.
- Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros.
- Despertar a consciência da comunidade em geral para a questão ecológica.
- Criar um ambiente em que a criança seja participativa nas atividades nele desenvolvidas.
- Aproximar a criança da natureza.
- Conhecer as diferentes espécies de dinossauros.
- Levar a criança a perceber o computador como uma ferramenta de aprendizado.
- Despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade na criança.
- Desenvolver hábitos e atitudes dentro de um projeto  de investigação científica. 
Conteúdos atitudinais: Possibilitar que os alunos realizem um trabalho individualizado, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto, fazendo e discutindo-os com os filhos. Além de oferecer, constantemente, em diversas situações e de várias formas, estímulos para seu desenvolvimento, emocional, intelectual, social, motor e físico. 

Recursos: Entre os instrumentos que a Escola utiliza serão disponibilizados materiais pedagógicos como: livros, DVDs, CDs, confecção e exposição de vulcões, brinquedos (dinossauros), confecção de painel pintado à mão, entre outros estímulos. Realizaremos também uma pesquisa direcionada sobre o tema com as seguintes questões:
- Como e onde viviam os Dinossauros?
- Como nascem os Dinossauros?
- Do que se alimentavam os Dinossauros?
- Por que eles sumiram?
- Quantas espécies havia?
- Por que os Dinossauros lutavam?
- Pesquisa de  recortes ou curiosidades sobre os Dinossauros.
Avaliação: 
A avaliação não é um processo parcial e nem linear, pois faz parte do processo ensino-aprendizagem e deve ter reajustes permanentes. Para que isso seja possível, a avaliação será realizada durante todo o processo, observando individualmente cada criança, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

.