segunda-feira, 27 de maio de 2013

FESTA NO INTERIOR

(clique na imagem para ampliar - Fonte: Prof. Sassá)

Decoração Típica

(clique na imagem para ampliar)

BOLO JUNINO



Massa Básica:

# 3 ovos
# 1 xícara de farinha de trigo
# 1/2 xícara de chocolate em pó
# 1 xícara de açúcar
# 1/2 xícara de leite
# 1/2 colher de sopa de fermento em pó
# 1 colher de sopa de margarina
# 1 pitada de sal

Pasta Americana:

* 6 colheres de sopa de água (75 ml)
* 1 colher de sopa de gelatina sem sabro incolor (7 g)
* 1 kg de açúcar de confeiteiro peneirado
* 2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
* 2 colheres de sopa de glucose de milho branca
* 1 colher de café de ácido cítrico
* 2 colheres de sopa de glucose de milho
* 1 colher de sopa de glicerina
* Essência e corantes a gosto

1. Hidratar a gelatina com a água.

2. Derreter em banho maria (nunca deixar ferver)
ou colocar por 15 segundos no microondas.


3. Juntar a gordura, a glucose, o ácido cítrico e a glicerina,
colocar no micro por mais 15 segundos e mexer até formar uma mistura líquida.


4. Acrescentar o açúcar até obter massa homogênea.

MÚSICA COM ARTE...

(Juliana Marques)

Brincadeira da Argola

(Prof. Camile)

Reciclar é transformar...

(clique na imagem para ampliar - Prof. Sassá)

VOCÊ PRECISA SABER...


O conhecimento de alguns termos é de fundamental importância para profissionais da área de educação. Pensando nisso selecionamos abaixo alguns termos para que possam servir de consulta. Não é nossa intenção explanar sobre cada um deles, mas apresentar apenas um breve significado. Cabe ao profissional buscar outras fontes para se aprofundar sobre causas, sintomas e tratamentos. 
· Aprendizagem - É o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maturo, que se expressa diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.
· Agnosia - Etimologicamente, a falta de conhecimento. Impossibilidade de obter informações através dos canais de recepção dos sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex. a agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. No campo médico está associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso.
· Afasia - Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Está usualmente associada com o traumatismo ou anormalidade do sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia expressiva e receptiva, congênita e adquirida.
· Agrafia - Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
· Alexia - Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.
· Anamnese - Levantamento dos antecedentes de uma doença ou de um paciente, incluindo seu passado desde o parto, nascimento, primeira infância, bem como seus antecedentes hereditários.
· Anomia - Impossibilidade de designar ou lembrar-se de palavras ou nome dos objetos.
· Anorexia - Perda ou diminuição do apetite.
· Anoxia - Diminuição da quantidade de oxigênio existente no sangue.
· Apnéia - Paragem voluntária dos movimentos respiratórios: retenção da respiração.
· Apraxia - Impossibilidade de resposta motora na realização de movimento com uma finalidade. A pessoa não realiza os movimentos apesar de conhecê-lo e não ter qualquer paralisia.
· Ataxia - Dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos movimentos voluntários.
· Autismo - Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade. A criança fecha-se sobre si mesma e desliga-se do real impedindo de relacionar-se normalmente com as pessoas. Num diagnóstico incorreto pode ser confundido com retardo mental, surdo-mudez, afasia e outras síndromes.
· Bulimia - Fome exagerada de causa psicológica.
· Catarse - Efeito provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional ou traumatizante até então reprimida.
· Catatonia - Síndrome complexa em que o indivíduo se mantém numa dada posição ou continua sempre o mesmo gesto sem parar. Persistência de atitudes corporais sem sinais de fadiga.
· Cinestesia - Impressão geral resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado essencialmente por bem-estar ou mal-estar.
· Complemento (Closure) - Capacidade de reconhecer o aspecto global, especialmente quando uma ou mais partes do todo está ausente ou quando a continuidade é interrompida por intervalos.
· Coordenação viso-motora - É a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão.
· Disartria - Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
· Discalculia - Dificuldade para a realização de operações matemáticas usualmente ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, deficiência de estruturação espaço-temporal.
· Disgrafia - Escrita manual extremamente pobre ou dificuldade de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta disfunção está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas.
· Dislalia - É a omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons na palavra falada.
· Dislexia - Dificuldade na aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tatilcinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
· Disortografia - Dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
· Disgnosia - Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual.
· Dismetria - Realização de movimentos de forma inadequada e pouco econômica.
· Dispnéia - Dificuldade de respirar.
· Ecolalia - Imitação de palavras ou frases ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
· Ecopraxia - Repetição de gestos e praxias.
· Enurese - Emissão involuntária de urina.
· Esfíncter - Músculo que rodeia um orifício natural. Em psicanálise, na fase anal está ligado ao controle dos esfíncteres.
· Espaço-temporal - orientar-se no espaço é ver-se e ver as coisas no espaço em relação a si próprio, é dirigir-se, é avaliar os movimentos e adaptá-los no espaço. É a consciência da relação do corpo com o meio.
· Etiologia - Estudo das causas ou origens de uma condição ou doença.
· Figura fundo - Capacidade de focar visivelmente ou aditivamente um estímulo, isolando-o perceptivamente do envolvimento que o integra. Ex. identificar alguém numa fotografia do grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
· Gagueira ou tartamudez - distúrbio do fluxo e do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas, palavras ou frases. É acompanhada rapidamente por tensão muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. Atinge mais homens que mulheres.
· Gnosia - Conhecimento, noção e função de um objeto. Segundo Pieron toda a percepção é uma gnosia.
· Grafema - Símbolo da linguagem escrita que representa um código oral da linguagem.
· Hipercinesia - Movimento e atividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperatividade.
· Hipocinesia - Ausência de uma quantidade normal de movimentos. Quietude extrema.
· Impulsividade - Comportamento caracterizado pela ação de acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da situação.
· Lateralidade - Bem estabelecida - implica conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.
· Linguagem interior - O processo de interiorizar e organizar as experiências sem ser necessário o uso de símbolos lingüísticos. Ex.: o processo que caracteriza o analfabeto que fala, mas não lê nem escreve.
· Linguagem tatibitate - É um distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança.
· Maturação - É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas. Abrange padrões de comportamento resultantes da atuação de algum mecanismo interno.
· Memória - Capacidade de reter ou armazenar experiências anteriores. Também designada como "imagem" ou "lembrança".
· Memória cinestésica - É a capacidade da criança reter os movimentos motores necessários à realização gráfica. À medida que a criança entra em contato com o universo simbólico (leitura e escrita) vão ficando retidos em sua memória os diferentes movimentos necessários para o traçado gráfico das letras.
· Mudez - É a incapacidade de articular palavras, geralmente decorrente de transtornos do sistema nervoso central, atingindo a formulação e a coordenação das idéias e impedindo a sua transmissão em forma de comunicação verbal. Em boa parte dos casos o mutismo decorre de problemas na audição. Os fatores emocionais e psicológicos também estão presentes em algumas formas de mudez. Na mudez eletiva a criança fica muda com determinadas pessoas ou em determinadas situações e em outras não.
· Paratonia - É a persistência de uma certa rigidez muscular, que pode aparecer nas quatro extremidades do corpo ou somente em duas. Quando a criança caminha ou corre, os braços e as pernas se movimentam mal e rigidamente.
· Percepção - processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentido.
a) Percepção da posição - do tamanho e do movimento de um objeto em relação ao observador.
b) Percepção das relações espaciais - das posições a dois ou mais objetos.
c) Consistência perceptiva - capacidade de precisão perceptiva das propriedade invariantes dos objetos como, por exemplo: forma, posição, tamanho etc.
d) Desordem perceptiva - Distúrbio na conscientização dos objetos, suas relações ou qualidade envolvendo a interpretação da estimulação sensorial.
e) Deficiência perceptiva - Distúrbio na aprendizagem, devido a um distúrbio na percepção dos estímulos sensoriais.
f) Perceptivo-motor - Interação dos vários canais da percepção como da atividade motora. Os canais perceptivos incluem: o visual, o auditivo, o olfativo e o cinestésico.
g) Percepção visual - Identificação, organização e interpretação dos dados sensoriais captados pela visão.
h) Percepção social - Capacidade de interpretação de estímulos do envolvimento social e de relacionar tais interpretações com a situação social.
· Preservação - Tendência de continuar uma atividade ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido suprimido.
· Problemas de aprendizagem - São situações difíceis enfrentadas pela criança com um desvio do quadro normal mas com expectativa de aprendizagem a longo prazo (alunos multirrepetentes).
· Praxia - Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado.
· Rinolalia - Caracteriza-se por uma ressonância nasal maior ou menor que a do padrão correto da fala. Pode ser causada por problemas nas vias nasais, vegetação adenóide, lábio leporino ou fissura palatina.
· Ritmo - Habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
· Sincinesia - É a participação de músculos em movimentos aos quais eles não são necessários. Ex.: coloca-se um objeto numa mão da criança e pede-se que ela aperte, a outra mão também se fechará ao mesmo tempo. Ficar sobre um só pé, para ela é impossível. Há descontinuidade nos gestos, imprecisão de movimentos nos braços e pernas, os movimentos finos dos dedos não são realizados e, num dado ritmo, não podem ser reproduzidos através de atos coordenados, nem por imitação.
· Sinergia - Atuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
· Somestésico - Relativo à sensibilidade do corpo.

Bibliografia:
FONSECA, Vitor - Escola. Quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. ASSUNÇÃO, Elisabete da. COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Ática, 2002.

Sugestões de Decoração Junina






(Criações: Jacirinha / Scheila)

COROAS DE TODOS OS JEITOS...

ARTE COM OS DEDOS

CONVITES FESTA JUNINA BY JACIRINHA

(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

MODELO CONVITE E CARTAZ JUNINO


(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

RECICLAR É TRANSFORMAR - INSETOS

MATERIAL: PARA O CORPO: PAPELÃO OU BANDEJA DE FRIOS, DETALHES: LÃ, GARRAFA PET, PAPEL.

MÚSICA COM ARTE...



O ANEL (Bia Bedran)
Perdi meu anel no mar
Não pude mais encontrar
E o mar me trouxe a concha
De presente pra me dar

Será que foi parar na guela da baleia
Ou será que foi parar no dedo da sereia
Ou quem sabe, o pescador
Pescou o anel e deu pro seu amor

Tirum tarudê, tirum tarudê
Tirum tarudê, tirum tarudê
Tirururu tirum, tiru tirum
tararararurê rarum

IMPORTÂNCIA DO BERÇÁRIO


Imprescindível braço de apoio para as famílias, os berçários vêm ganhando cada vez maior importância no mundo da Puericultura e da Educação. 
Não por acaso: os conhecimentos científicos demonstram que os primeiros anos da vida do bebê são muito importantes para o futuro desenvolvimento de suas emoções, da inteligência e da capacidade motora. Por isso, as pesquisas vêm comprovando a importância dos berçários - desde que realmente atentos a critérios de qualidade. 
O Berçário tem por objetivo unir educação, puericultura e um apurado grau de eficiência administrativa - imprescindível para garantir o bom atendimento às necessidades individuais dos bebês. Tudo sem perder características essenciais para a criança: a confiança, a afetividade e o calor humano. Um berçário de qualidade deve ser composto de salas de estimulação, fraldário, lactário, refeitório, solário, ambientes externos e dormitório. O ambiente exclusivo para os bebês deve ser alegre, colorido, arejado e espaçoso. 
O objetivo do berçário é favorecer o desenvolvimento de variadas formas de expressão e comunicação não verbal, bem como o surgimento da linguagem oral, tendo em vista a expressão de desejos e a interação. Estimular percepções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contato da criança com o mundo que a cerca, também fazem parte do trabalho de estimulação precoce.

SUGESTÕES DE IMPRESSÕES COM AS MÃOS

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